Um das principais opções de lazer para quem visita a capital paranaense é o passeio de trem em Curitiba, feito pela Serra Verde Express


Passeio de Trem em Curitiba (Foto: Esse Mundo É Nosso)
O trecho mais conhecido é a viagem até Morretes, uma pequena cidade no meio da Serra do Mar. Há também o tour até Paranaguá, no litoral, mas esse com saída apenas aos domingos (no momento este último trecho está inativo, é sempre bom checar com antecedência).

Os trens rumo a Morretes partem pela manhã da Estação Ferroviária de Curitiba, anexa à Estação Rodoferroviária (veja como chegar vindo do aeroporto) e retornam à tarde. As passagens devem ser adquiridas no próprio local (segunda a sábado, das 7h às 18h30, e aos domingos, das 7h às 12h).
Como o trecho turístico é o mesmo utilizado para o transporte de cargas, é bom saber que imprevistos podem acontecer. Nossa viagem estava programada para um sábado. Ao chegarmos por volta das 7h da manhã na estação, descobrimos pelo aviso sonoro que o passeio tinha sido cancelado devido ao descarrilamento de um vagão de carga. Sorte que ainda tínhamos o domingo na cidade e voltamos no dia seguinte.

Os preços das passagens variam de acordo com a classe do vagão e o trecho a ser percorrido. Você pode consultá-los no site da Serra Verde Express.
Como você verá a seguir, o passeio pela Serra do Mar é lindíssimo, mas é muito demorado. Para se ter uma ideia, o visual mesmo só começa a valer a pena depois de uma hora de viagem. Por isso seguimos o conselho de um amigo e descemos a serra de trem e voltamos de ônibus de linha para Curitiba, num percurso de apenas uma hora e custo de R$16. Não nos arrependemos, seria muito cansativo encarar mais três horas até a capital.