Viajando para Deserto Atacama
Posted on 07:45 by Tecnologia Avançada
Quando pesquisei sobre o Deserto do Atacama, vi que a dica era começar por passeios que não subissem muito rápido a altitude. Por isso, a Flávia, dona do Ayllu Hostel, que eu fiquei hospedado, falou que o ideal seria começar pelas Lagunas Altiplânicas e foi o que eu fiz.
Fechei os quatro principais passeios (Lagunas Altiplânicas, Valle de la Luna/ Valle de la Muerte, Laguna Cejar e Geysers Del Tatio) pelo próprio hostel e paguei por eles 60 mil pesos chilenos (cerca de 120 dólares).
Com muito frio, mesmo com roupas térmicas, gorro e luvas, fui recebido pelo simpático guia. Neste primeiro tour éramos apenas 6 pessoas, sendo eu o único brasileiro. É neste passeio que entramos no Salar do Atacama. A primeira parada demora 45 minutos e o guia, que fala sempre em inglês e espanhol, afirma várias vezes que é importante beber bastante água, já que, aos poucos, vamos subir 2 mil metros. Vale lembrar que os valores dos passeios não incluem os ingressos. Em cada parada, é necessário pagar pela entrada, que custa geralmente de R$ 10 a R$ 20.
A primeira parada é a Laguna Chaxa, uma das imagens mais famosas do Atacama. E por ali que vimos os flamingos e os espelhos d’água. Este foi o primeiro momento em que realmente perdi o fôlego. É muita beleza para um lugar só. E estava apenas começando.