Criado em 1896, o Teatro Amazonas é um dos pontos de parada obrigatórios para quem passa por Manaus (Amazonas)

Teatro Amazonas (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Localizado no centro da cidade, no largo de São Sebastião, o teatro dá um verdadeiro show de arquitetura que contrasta com grande parte do que se vê na cidade.
O Teatro Amazonas foi inaugurado no auge do Ciclo da Borracha, em 31 de dezembro de 1896, mas sua construção foi iniciada em 1882. O local foi tombado como patrimônio histórico em meados da década de 60. Durante muitos anos, Manaus foi conhecida como a Paris dos Trópicos e essa denominação é fácil de ser compreendida ao entrarmos no teatro.

De segunda a sábado, das 9h às 17h, é possível fazer uma visita guiada pelos interiores do local. O valor do ingresso é R$ 10 e as visitas ocorrem a cada 30 minutos. Há tour também em inglês. Os guias são simpáticos e explicam em detalhes cada pedaço do teatro.
Com capacidade para receber 701 pessoas, o Teatro Amazonas é palco, atualmente, para peças teatrais, apresentações de dança e ópera.

Durante o passeio, o guia conta fatos interessantes sobre a história da cidade e do teatro. No início do século XX, as mulheres faziam questão de usar grandes vestidos para ir ao local e não tinham coragem de lavá-los em Manaus, já que acreditavam que a água do Rio Negro iria sujá-los e, por isso, mandavam todos para serem lavados na Europa.