Búzios (RJ) é destino turístico para Copa do Mundo de 2014

A ideia é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego. No estado do Rio, além de Búzios, os destinos selecionados foram: a capital, Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim, Angra dos Reis e Ilha Grande, Arraial do Cabo e Paraty. Aproximadamente 600 mil estrangeiros e três milhões de brasileiros deverão circular pelo Brasil no mês da Copa. Pela estimativa oficial, o país vai totalizar 7,8 milhões de viagens domésticas no período. De acordo com informações do Ministério do Turismo, os municípios selecionados terão preferência na destinação de recursos e no destaque da promoção oficial. Além do segmento sol e praia, a lista engloba: ecoturismo, aventura, esporte, cultura, negócios, eventos e gastronomia. E Búzios vem se preparando para receber esses turistas. O balneário tem mais de 300 opções de hospedagem e uma grande rede de restaurantes e serviços, principalmente no setor de diversão e lazer. O ecoturismo no município também merece destaque. Para o prefeito de Búzios, Delmires Braga (o “Mirinho”), a escolha da cidade significa o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos para fomentar o turismo de qualidade, atraindo cada vez mais turistas nacionais e internacionais.

Centro Aberto de Mídia para a Copa é inaugurado em São Paulo Estrutura tem 172 posições de trabalho. Espaço é gratuito



A Praça das Artes, no coração de São Paulo, passa a respirar Copa do Mundo. Em evento com a presença de autoridades dos governos federal, estadual e municipal, foi inaugurado, na noite desta terça-feira (03.06), o Centro Aberto de Mídia (CAM), que oferece estrutura de trabalho a jornalistas não credenciados pela FIFA para os jogos do Mundial.
Na avenida São João, próximo ao Vale do Anhangabaú, local da Fan Fest da Copa do Mundo na capital paulista, o centro tem 172 posições de trabalho, sendo 128 na sala de imprensa e 44 no espaço de convivência. Jornalistas nacionais e estrangeiros poderão utilizar o espaço, gratuitamente, das 9h às 22h. A estrutura conta ainda com auditório para entrevista coletiva com capacidade para 192 pessoas.
O CAM também será sede da Casa das Nações, que oferecerá serviços consulares para atender a demanda de visitantes internacionais. A prefeitura de São Paulo aproveitou a inauguração para lançar o Guia São Paulo 2014, que será distribuído aos torcedores nacionais e estrangeiros.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a vice-prefeita e coordenadora do Comitê Especial para a Copa (SPCopa), Nádia Campeão, e o secretário estadual do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, participaram da cerimônia de inauguração, apresentada pela modelo Luize Altenhofen.

Itaquera

Nádia Campeão lembrou que há três anos, em maio de 2011, começaram as obras de terraplenagem da Arena Corinthians, no bairro de Itaquera, palco da abertura da Copa do Mundo, no próximo dia 12. O prefeito Haddad reforçou a importância do estádio para a Zona Leste da cidade: “Vivem em Itaquera 4 milhões dos 11 milhões de paulistanos. Graças ao ciclo virtuoso gerado pela Copa, já criamos 60 mil empregos na região e queremos chegar a R$ 100 mil em 2016”.

O secretário Semeghini afirmou que o polo de desenvolvimento criado em Itaquera, que inclui instituições como a Fatec (Faculdade de Tecnologia) e o Fórum, “corrige uma injustiça histórica com a Zona Leste”.

Liberdade

Ao destacar a tradição paulistana de receber pessoas de todas as regiões do país e de vários países, Aldo Rebelo homenageou dois jornalistas estrangeiros que “se sacrificaram na construção da democracia em São Paulo e no Brasil”.
“O italiano Líbero Badaró, ainda no século 19, morreu na luta pela liberdade de expressão. Mais recentemente, durante a ditadura militar, um croata, como os jogadores que estrearão na Copa do Mundo diante do Brasil, Vladimir Herzog, também perdeu a vida defendendo a democracia”, recordou o ministro do Esporte.