Distante apenas 23 quilômetros de Belo Horizonte, surgiu inicialmente como uma vila de bandeirantes. A descoberta do ouro possibilitou à então chamada Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabarabuçu se tornar um município em 1711, com a intervenção de Borba Gato. O nome da cidade tem origem na junção dos rios Sabará, maior, e o rio das Velhas, menor. Essa junção seria chamada pelos índios de Sabarabuçu.
Na cidade ficava a Casa de Fundição, para onde todo o ouro extraído naquela região deveria ser levado. Ali o metal precioso era pesado e transformado em barras. Na mesma casa, o ”quinto” era retido, parte do total do ouro que era pago de imposto a Portugal. Embora símbolo da dominação e abuso português no período colonial, a Casa de Fundição abriga hoje o Museu do Ouro, com importantes obras de arte sacra e peças da época.
Devido à importância que Sabará teve no ciclo do ouro, a cidade ganhou papel relevante na Guerra das Emboabas entre 1707 e 1709, quando os bandeirantes tentaram ganhar dos portugueses os domínios daquela região. Logo após a guerra, a vila foi elevada a sede da comarca de Sabará, a maior de Minas Gerais.
Ferradura e arte sacra
O centro da cidade se mantém preservado e em atividade. A Casa da Ópera -ou Teatro Municipal- tem a acústica considerada próxima da perfeição e ainda está em atividade. A construção segue o padrão italiano em forma de ferradura, com quatro andares de camarotes e uma plateia central.
Ali estiveram os imperadores do Brasil D. Pedro 1º, em 1831, e D. Pedro 2º, em 1881. Na ocasião da visita, os imperadores se hospedaram em um casarão na antiga Rua Direita, hoje rua D. Pedro 2º, onde funciona a prefeitura. Atualmente, a Secretaria de Cultura de Sabará é responsável pela programação do local.
O fluxo de escravos foi intenso e deixou para a memória viva as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. A construção de uma pequena capela para a santa foi feita em 1713. Em 1768, a irmandade dos escravos começou a construção de um grande templo, que foi interrompida em 1888 com a abolição da escravatura.